Tipos de Formulários#
Essa funcionalidade permite a criação de formulários com checkbox, combo box, campos com máscara, definição de limites de textos, com preenchimento obrigatório ou não. Não permite formatação do layout do formulário, limitando, assim, a criação de documentos com visual atraente e apresentável.
Sendo um capítulo extenso, é recomendável verificar os comandos e a relação com as funcionalidades que ele irá abordar:
- Cadastrar Novo Tipo de Formulário
Cadastrar Novo Campo de formulário
Alterar Campo do Formulário
Desativar Campo do Formulário
Reativar Campo do Formulário
Excluir Campo do Formulário
Alterar Tipo de Formulário
Clonar Tipo de Formulário
Desativar Tipo de Formulário
Reativar Tipo de Formulário
Excluir Tipo de Formulário
Cadastrar Novo Formulário#
Para criar um novo formulário, o Administrador deve seguir os próximos passos:
01. No Menu Principal, acessar “Administração”; 02. Acessar “Tipos de Formulários”; 03. Clicar em “Novo”;
A tela “Novo Tipo de Formulário” será exibida
Preencher os campos:
Nome: Nome do Formulário
Descrição: Descrição do Formulário
Clicar em Salvar.
O Formulário foi criado e disponibilizado na lista de Tipos de Formulário.
O Formulário, para se fazer útil necessita de cadastro de novos campos para serem preenchidos pelo Usuário. O cadastro, alteração, exclusão dos novos campos seguem os próximos passos.
Cadastrar Novo Campo do Tipo de Formulário#
Os novos campos do Tipo de Formulário podem ser cadastrados na tela de “Tipos de Formulários” e a criação desses campos seguem da seguinte forma.
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Localizar o Tipo de Formulário e clicar em “Campos do Tipo de Formulário”;
A tela “Campos” será exibida
Clicar em “Novo”;
A tela de “Novo Campo” será aberta
Preencher os seguintes campos:
Nome: digitar o nome com letras minúsculas, sem caracteres especiais e sem espaço. Utilizar underline para separar as palavras. Exemplo: nome_usuario.
Ordem: digitar a ordem que aparecerá no formulário. Por padrão, ao primeiro dá-se o valor 0 e aos próximos o número sequente.
Rótulo: digitar o nome do campo que o usuário irá preencher.
Obrigatório: selecionar esta opção caso o campo seja de preenchimento obrigatório.
Tipo: trata-se do tipo de campo que o usuário irá preencher. Cada escolha que se fizer dentre as opções listadas, abre novos campos característicos que também precisam ser preenchidos/selecionados. O detalhamento de cada um dos campos do Tipo de Campo será abordado mais adiante em um tópico separado):
Data
Dinheiro
Lista
Número Inteiro
Número com Decimais
Texto Grande
Texto Simples
Texto com Máscara
Opções
Sinalizador
Informação
Clicar em Salvar.
Pronto, o Novo Campo foi adicionado ao Tipo de Formulário.
Notas
Os Tipos de Campo são diferentes classes para atender de forma customizada como um Usuário irá preencher o Tipo de Formulário.
Data
O sistema solicita que se especifique a validação do campo. Deve-se escolher entre:
Nenhuma Futuro +———————–+————-+ |Data atual ou futuro |Passado | |Data atual ou passado |Intervalo | +———————–+————-+
Dinheiro
O sistema solicita um valor mínimo e um máximo. Se não houver, basta deixar em branco.
Lista
Trata-se de relacionar as opções que estarão disponíveis para o usuário escolher em uma combo box
Número Inteiro
Trata-se de um campo numérico em que se determina o número de caracteres e se há um valor mínimo e um máximo. Se não houver, basta deixar em branco.
Número com Decimais
Trata-se de campo numérico com casas decimais em que se determina o número de caracteres e a quantidade de casas decimais, além dos valores mínimo e máximo. Se não houver, basta deixar em branco.
Texto Grande
Trata-se de campo textual com limite de caracteres e de linhas a ser preenchido pelo usuário.
Texto Simples
Trata-se de campo textual com limite de caracteres a ser preenchido pelo usuário.
Texto com Máscara
Trata-se de campo com formatação padrão, como CEP, CPF, CNPJ. Ao clicar no ícone “Ajuda”, o sistema mostrará qual caractere deve ser usado.
Opções
Trata-se de relacionar as opções que estarão disponíveis para o usuário escolher em uma checkbox. Deve-se escolher somente uma das opções listadas. A forma de preenchimento das variáveis é igual à “Lista”.
Sinalizador
Trata-se de disponibilizar ao usuário opções a serem selecionadas por checkboxes.
Informação
Trata-se de um texto que fará parte do formulário. Pode ser usada para colocar o título do documento ou uma instrução de preenchimento, por exemplo. É interessante combinar o uso do tipo “Sinalizador” com o “Informação”. Este para fazer a pergunta e aquele para listar as opções de resposta.
Alterar Campo do Tipo de Formulário#
Os campos do Tipo de Formulário podem ser alterados na tela de “Tipos de Formulários” e seguem da seguinte forma.
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Localizar o Tipo de Formulário cujo campo será alterado e clicar em “Campos do Tipo de Formulário”;
A tela “Campos” será exibida.
Localizar o campo a ser alterado e clicar em “Alterar Campo”;
A tela “Alterar Campo” será exibida
Alterar os campos pertinentes;
Clicar em Salvar.
Pronto, o Campo do Tipo de formulário foi alterado.
Desativar Campor do Tipo de Formulário#
A desativação de um Campo do Tipo de Formulário é uma ação reversível (utilizando o comando “Reativar”), ao contrário da função “Excluir”.
Para desativar um Campo do Tipo de Formulário, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Localizar o Tipo de Formulário cujo campo será alterado e clicar em “Campos do Tipo de Formulário”;
A tela “Campos” será exibida.
Localizar o campo a ser desativado e clicar em “Desativar Campo”;
Confirmar ação.
Pronto, o Campo do Tipo de Formulário foi desativado. Essa ação pode ser revertida utilizando o comando “Reativar Campo do Formulário”, que será visto a seguir.
Reativar Campo do Tipo de Formulário#
A reativação de um Campo do Tipo de Formulário é a ação que reverte o comando “Desativar” Campo do Formulário.
Para reativar um Campo do Tipo de Formulário, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Localizar o Tipo de Formulário cujo campo será reativado e clicar em “Campos do Tipo de Formulário”;
A tela “Campos” será exibida.
Localizar o campo a ser reativado e clicar em “Reativar Campo”;
Confirmar ação.
Pronto, o Campo do Tipo de Formulário foi reativado.
Excluir Campo do Tipo de Formulário#
A exclusão de um Campo do Formulário é uma ação irreversível que deleta permanentemente o campo do formulário.
Para excluir um Campo do Formulário, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Localizar o Tipo de Formulário cujo campo será excluído e clicar em “Campos do Tipo de Formulário”;
A tela “Campos” será exibida.
Localizar o campo a ser excljue clicar em “Excluir Campo”;
Confirmar ação.
Pronto, o Campo do Tipo de Formulário foi excluído.
Alterar Tipo de Formulário#
Com o Formulário criado (e as ações referente aos campos descritas anteriormente), as ações com os Tipos de Formulários são retomadas a partir daqui.
Para alterar o Tipo de Formulário, é preciso seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Clicar em “Alterar Tipo de Formulário”;
A tela “Alterar Tipo de Formulário será aberta”.
Alterar os campos pertinentes;
Clicar em Salvar.
Pronto, o Tipo de Formulário foi alterado.
Clonar Tipo de Formulário#
Uma das funcionalidades mais práticas do SEI é a possibilidade de clonar trabalhos já elaborados anteriormente. Para o Tipo de Formulário também é apresentada essa funcionalidade.
Para clonar o Tipo de Formulário, é preciso seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Clicar em “Clonar Tipo de Formulário”;
A tela “Clonar Tipo de Formulário” será aberta.
Selecionar o Tipo de Formulário Origem;
Preencher o Campo Nome Destino;
Clicar em Salvar.
Pronto, o Tipo de Formulário foi clonado.
Desativar Tipo de Formulário#
A função “Desativar” também para o Tipo de Formulário é um recurso reversível. A reversibilidade dessa função é a Reativar Tipo de Formulário, que será visto a seguir.
Para desativar o Tipo de Formulário, é preciso seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”.
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Clicar em “Desativar Tipo de Formulário”;
Confirmar ação.
Pronto, o Tipo de Formulário foi desativado.
Reativar Tipo de Formulário#
A função “Reativar” também para o Tipo de Formulário é o recurso reversível da função “Desativar.
Para reativar o Tipo de Formulário, é preciso seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Clicar em “Reativar Tipo de Formulário”;
Confirmar ação.
Pronto, o Tipo de Formulário foi desativado.
Excluir Tipo de Formulário#
A função “Excluir”, ao contrário da função “Desativar”, é irreversível.
Para reativar o Tipo de Formulário, é preciso seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar “Administração”;
Acessar “Tipos de Formulários”;
Clicar em “Listar”;
A tela com lista de Tipos de Formulários será exibida.
Clicar em “Excluir Tipo de Formulário”;
Confirmar ação.
Pronto, o Tipo de Formulário foi excluído.