Configuração de Unidades#
Conforme conversado na Introdução da Configuração da Estrutura Organizacional, a Configuração de Unidades faz parte da segunda etapa necessária para a montagem da Estrutura Organizacional, bem como a a criação de Unidades e a montagem da Hierarquia.
Após a criação do órgão no SIP e a Configuração no SEI, é necessário criar as unidades administrativas que farão parte da estrutura da instituição. Seguindo a mesma lógica utilizada na criação do órgão no modelo multiórgãos, as unidades também são criadas no SIP e configuradas no SEI.
Para facilitar esse entendimento e exemplificar o conteúdo tratado aqui, continuaremos utilizando o organograma do Ministério XPTO.
Assim, sendo temos a seguinte abordagem nesse capítulo:
Note para dois aspectos na figura: assim como na figura do processo geral, essa também apesar de ter sido gerado em um software próprio para desenho de processos, a figura acima não segue as boas práticas do BPMN e tem somente caráter ilustrativo e didático.
A segunda questão é que a parte em destaque, as duas caixas em amarelo e azul) são as que serão abordadas aqui nesse capítulo. Seguindo o padrão do primeiro desenho, caixas em amarelo são executadas no SIP e as azuis no SEI.
Configuração de Unidades no SEI#
Após a criação das unidades no SIP, é necessário configurá-las no SEI para que possam ser utilizadas. Para isso, deve-se seguir os passos abaixo:
Acessar o SEI com os dados fornecidos.
No Menu Principal, selecionar a opção “Administração”.
Acessar “Unidades”.
Clicar em “Listar”
A tela com a Lista de Unidades será exibida.
Selecionar a unidade recém-criada para configuração.
Na tela de configuração de unidades, preencher os seguintes campos:
Código: Número de controle da unidade. No Poder Executivo Federal, recomenda-se que seja preenchido com o código de Unidade Protocolizadora (UP).
Sigla: Sigla da unidade, por exemplo, “SEC-A”.
Nome: Nome completo da unidade, por exemplo, “Secretaria A”.
Contato: Dados de contato da unidade, como endereço, telefone e e-mail.
- Checkboxes:
Disponível para envio de processos: Habilita a unidade para envio de processos.
Enviar e-mail de aviso quando um processo for remetido para a unidade: O sistema enviará um e-mail de aviso para a unidade.
Unidade de arquivamento: Define a unidade como unidade de arquivamento.
Unidade de ouvidoria: Define a unidade como unidade de ouvidoria.
Unidade de protocolo: Define a unidade como unidade de protocolo.
Após o preenchimento, clicar em “Salvar” para finalizar a configuração da unidade.
Pronto, a Configuração da Unidade no SEI foi realizada.
Caso a criação da Hierarquia for estabelecida, é possível tratar a terceira parte desse módulo, que aborda a criação dos Usuários, Perfis e Permissões.