Acesso ao Ambiente de Produção#

Após a conclusão dos procedimentos em ambiente de homologação, o órgão ou a entidade será autorizado a replicar as configurações de que tratam os capítulos Configuração da Estrutura , Implantação do Módulo de Conexão e Acesso ao Ambiente de Produção em ambiente de produção, de modo a minimizar a possibilidade de erros que possam vir a impactar os trâmites na plataforma. Como é no ambiente de Produção que os trâmites reais são realizados, os requisitos estabelecidos em ambiente de homologação são realmente necessários para que a experiência de utilização do Tramita.GOV.BR seja positiva.

O acesso ao Portal de Administração do Tramita.GOV.BR é feito pelo endereço http://gestaopen.processoeletronico.gov.br

Notas

Deve-se observar que o presente Manual Técnico versa, em maiores detalhes, sobre as configurações do portal e sobre os procedimentos de teste para validação da integração. As configurações referentes ao módulo de integração ao SEI e às demais soluções de integração devem ser consultadas na documentação específica dos referidos projetos.

Vide o item Definição dos Status deste manual para referência completa sobre os diferentes status de tramitação.

Somente após o cumprimento dos requisitos mínimos descritos nos capítulos anteriores e validação dos mesmos pela equipe técnica do PEN, será autorizado o acesso ao ambiente de Produção, sendo que nesse ambiente, após a realização das configurações no portal do Tramita.GOV.BR, devem ser realizados novamente TODOS os requisitos mínimos.

Em produção, os processos de testes de que trata o Capítulo Acesso ao Ambiente de Produção devem ser enviados para a unidade “Divisão de Gestão de Sistemas de Documentação e Informação – DISIS”, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Nota

Ao enviar o processo acima citado, é necessário incluir a descrição que se trata de um teste (por exemplo: TESTE – órgão X). Os testes em ambiente de produção são acompanhados por técnicos do PEN. Após o envio do processo de teste, deve-se comunicar, por meio de e-mail institucional processo.eletronico@gestao.gov.br, que os testes foram iniciados.

Funcionamento dos Trâmites de Processos ou Documentos#

O trâmite é o envio de um documento avulso, em meio eletrônico, ou de um processo administrativo eletrônico do remetente até o destinatário. O trâmite pode ser concluído de três formas: cancelado, recusado ou com sucesso. Em qualquer situação de conclusão, o trâmite percorre por vários status até a sua conclusão. A compreensão desses status é importante para que os Gestores de Protocolo saibam identificar eventuais problemas no andamento de trâmite no qual o seu órgão/ entidade está envolvido. Os vários status possíveis de um trâmite são explicados nos próximos tópicos.

Fluxo de Status#

../_images/Tramite_concluido_com_sucesso.jpg
../_images/Tramite_Concluido_com_Recusa.jpg
../_images/Tramite_Concluido_com_Cancelamento.jpg

Definição dos Status#

A explicação de cada status de trâmite está disponível na Pergunta 7.12 do FAQ do Tramita GOV.BR.