Acesso ao Ambiente de Produção#

Após a conclusão dos procedimentos em ambiente de homologação, o órgão ou a entidade será autorizado a replicar as configurações de que tratam os capítulos Configuração da Estrutura , Implantação do Módulo de Conexão e Acesso ao Ambiente de Produção em ambiente de produção, de modo a minimizar a possibilidade de erros que possam vir a impactar os trâmites na plataforma. Como é no ambiente de Produção que os trâmites reais são realizados, os requisitos estabelecidos em ambiente de homologação são realmente necessários para que a experiência de utilização do Tramita.GOV.BR seja positiva.

O acesso ao Portal de Administração do Tramita.GOV.BR é feito pelo endereço http://gestaopen.processoeletronico.gov.br.

Notas

Deve-se observar que o presente Manual Técnico versa, em maiores detalhes, sobre as configurações do portal e sobre os procedimentos de teste para validação da integração. As configurações referentes ao módulo de integração ao SEI e às demais soluções de integração devem ser consultadas na documentação específica dos referidos projetos.

Vide o item Definição dos Status deste manual para referência completa sobre os diferentes status de tramitação.

Somente após o cumprimento dos requisitos mínimos descritos nos capítulos anteriores e validação dos mesmos pela equipe técnica do PEN, será autorizado o acesso ao ambiente de Produção, sendo que nesse ambiente, após a realização das configurações no portal do Tramita.GOV.BR, devem ser realizados novamente TODOS os requisitos mínimos.

Em produção, os processos de testes de que trata o Capítulo Acesso ao Ambiente de Produção devem ser enviados para a unidade “Divisão de Gestão de Sistemas de Documentação e Informação – DISIS”, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Nota

Ao enviar o processo acima citado, é necessário incluir a descrição que se trata de um teste (por exemplo: TESTE – órgão X). Os testes em ambiente de produção são acompanhados por técnicos do PEN. Após o envio do processo de teste, deve-se comunicar, por meio de e-mail institucional processo.eletronico@economia.gov.br, que os testes foram iniciados.

Funcionamento dos Trâmites de Processos ou Documentos#

O trâmite é o envio de um documento avulso, em meio eletrônico, ou de um processo administrativo eletrônico do remetente até o destinatário. O trâmite pode ser concluído de três formas: cancelado, recusado ou com sucesso. Em qualquer situação de conclusão, o trâmite percorre por vários status até a sua conclusão. A compreensão desses status é importante para que os Gestores de Protocolo saibam identificar eventuais problemas no andamento de trâmite no qual o seu órgão/ entidade está envolvido. Os vários status possíveis de um trâmite são explicados nos próximos tópicos.

Fluxo de Status#

../_images/Tramite_concluido_com_sucesso.jpg
../_images/Tramite_Concluido_com_Recusa.jpg
../_images/Tramite_Concluido_com_Cancelamento.jpg

Definição dos Status#

O trâmite de um processo administrativo eletrônico e/ou documento avulso, em meio eletrônico, pode passar pelos seguintes “status”:

Status

Descrição

O que significa o status?

Onde está o processo?

O processo ficou parado nesse status, o que posso fazer?

1

Aguardando o envio dos arquivos digitais

As informações gerais (número, descrição, interessado, relação de documentos etc.) foram recebidas pelo Barramento, que está aguardando o envio dos arquivos do processo/documento

Sistema de processo administrativo eletrônico remetente

O trâmite do processo pode ser cancelado manualmente por usuário do sistema remetente

2

Arquivos digitais recebidos pelo Barramento

Os arquivos digitais do processo foram recebidos pelo Barramento e validados quanto à integridade. O Barramento aguarda o Sistema de processo eletrônico destinatário buscar as informações do processo.

Tramita.GOV.BR

O trâmite do processo pode ser cancelado pelo usuário do sistema remetente. Caso o processo/documento tenha ficado parado no status 2, provavelmente o sistema destinatário está com problema no recebimento. Ente em contato com um dos gestores de protocolo do órgão/entidade destinatário.

3

Metadados recebidos pelo sistema de processo eletrônico destinatário

As informações gerais (número, descrição, interessado, relação de documentos etc.) foram recebidas pelo sistema de processo eletrônico destinatário. Aguardando a transferência dos arquivos digitais para o sistema destinatário

Tramita.GOV.BR

Caso o processo/documento tenha ficado parado no status 3 será necessário verificar se o sistema destinatário está com problema no recebimento. Entre em contato com um dos gestores de protocolo do órgão/entidade destinatário.

4

Arquivos digitais recebidos pelo destinatário

Os arquivos digitais foram recebidos pelo sistema de processo eletrônico destinatário. O Barramento aguarda o Sistema destinatário enviar o recibo de conclusão do trâmite.

Sistema de processo administrativo eletrônico destinatário

Caso o processo/documento tenha ficado parado no status 4 será necessário verificar se o sistema destinatário está com problema no recebimento. Entre em contato com um dos gestores de protocolo do órgão/entidade destinatário.

5

Recibo de conclusão recebido pelo Barramento

O sistema de processo eletrônico destinatário validou a integridade do processo e enviou o recibo de conclusão do trâmite para o Barramento.

Sistema de processo administrativo eletrônico destinatário

Caso o processo esteja parado no status 5 será necessário verificar se o sistema de remetente está indisponível. Entre em contato com um dos gestores de protocolo do órgão/entidade remetente.

6

Recibo de conclusão recebido pelo remetente

O recibo de conclusão do trâmite foi recebido pelo sistema de processo eletrônico remetente.

Sistema de processo administrativo eletrônico destinatário

7

Trâmite cancelado

O trâmite foi cancelado manualmente por usuário no sistema de processo eletrônico remetente ou por falha na transferência dos dados do processo. Por exemplo: usuário do sistema remetente identifica que o trâmite foi realizado para o destinatário errado e cancela o envio.

Sistema de processo administrativo eletrônico remetente

8

Trâmite recusado. Aguardando ciência do remetente

O trâmite foi recusado pelo sistema de processo eletrônico destinatário por alguma falha na validação dos dados recebidos e aguarda ciência do sistema remetente, para desbloqueio do processo. Por exemplo: o formato de arquivo não é aceio pelo sistema destinatário

Tramita.GOV.BR

Caso o trâmite tenha ficado parado no status 8 será necessário verificar se o sistema remetente está com problema de comunicação com o Barramento.

9

Ciência da recusa recebido pelo remetente

O trâmite é cancelado automaticamente pelo barramento após o prazo estabelecido pelos Administradores do Barramento. Apenas os trâmites com status 1,2 e 3 podem ser cancelados automaticamente.

Sistema de processo administrativo eletrônico remetente

10

Trâmite cancelado automaticamente

O trâmite é cancelado automaticamente pelo barramento após o prazo estabelecido pelos Administradores do Barramento. Apenas os trâmites com status 1,2 e 3 podem ser cancelados automaticamente.

Sistema de processo administrativo eletrônico remetente