Módulo de Gestão Documental#
O módulo de Gestão documental do SEI traz consigo uma série de funcionalidades que visam contribuir para a gestão arquivística dos processos possibilitando o arquivamento, o desarquivamento, o controle dos prazos de guarda, a avaliação e a eliminação.
Essa seção tem por objetivo demonstrar as funcionalidades que serão disponibilizadas pelo módulo de Gestão Documental e também as configurações necessárias para o seu correto funcionamento.
O módulo de Gestão Documental adiciona funcionalidades ao SEI, tais como:
Arquivar Processo – Possibilita o arquivamento de processos.
Desarquivar Processo – Possibilita que um processo arquivado seja desarquivado e retorne para a tela de controle de processos.
Menu Pendências de Arquivamento – Exibe todos os processos pendentes de arquivamento cuja unidade foi a última a concluir.
Menu Arquivo da Unidade – Concentra todos os processos arquivados pela unidade e que se encontram em fase de guarda corrente.
Menu Gestão Documental – Possibilita a avaliação dos processos, a geração de listagens, editais e termos de eliminação, bem como a efetivação da eliminação.
Acervo Global - Lista os processos sem andamentos abertos e cujas unidades por onde eles tramitaram encontram-se desativadas.
Neste manual serão detalhadas todas as parametrizações e funcionalidades do módulo.
Parametrizações#
No Sistema de Permissões (SIP)#
Concessão dos perfis#
O módulo de Gestão Documental inclui dois novos perfis no SEI: perfil GD Arquivamento, que permite realizar o arquivamento e o desarquivamento de processos, e o perfil GD Avaliação, que permite realizar as configurações da gestão documental, a avaliação e a eliminação de processos.
ATENÇÃO
A partir da versão 4.1, o SEI possui menus e recursos de gestão documental nativos. Para o correto funcionamento do módulo de Gestão documental, é necessário que os menus sejam excluídos e os recursos sejam desativados conforme orientação abaixo:
A configuração por meio da execução de script está disponível no código fonte do Módulo. Solicite que a área de TI do seu órgão execute o script contido na pasta XXXXX.
Também é possível realizar a desativação de forma manual. Para desativar os menus, acesse Menus > Listar e desative os menus abaixo por meio do ícone .
Menus que devem ser excluídos: |
---|
Administração / CPAD |
Administração / CPAD / Nova |
Administração / CPAD / Listar |
Administração / CPAD / Reativar |
Avaliação CPAD |
Avaliação Documental |
Documentos para Eliminação |
Editais de Eliminação |
cpad_avaliacao_listar |
arquivamento_eliminacao_listar |
avaliacao_documental_pesquisar |
edital_eliminacao_listar |
Para desativar os recursos, acesse o menu Recursos > Listar e realize a desativação dos recursos abaixo por meio do ícone .
Recursos que devem ser desativados: |
---|
avaliacao_documental_alterar |
cpad_avaliacao_alterar |
cpad_avaliacao_ativar |
cpad_avaliacao_cadastrar |
cpad_avaliacao_desativar |
cpad_avaliacao_excluir |
cpad_avaliacao_listar |
cpad_versao_alterar |
arquivamento_eliminacao_listar |
arquivamento_eliminacao_sinalizar |
arquivamento eliminar |
avaliacao_documental_alterar |
avaliacao_documental_cadastrar |
avaliacao_documental_excluir |
avaliacao_documental_pesquisar |
avaliacao_documental_selecionar |
cpad_avaliacao_alterar |
cpad_avaliacao_desativar |
cpad_avaliacao_excluir |
edital_eliminacao_alterar |
edital_eliminacao_cadastrar |
edital_eliminacao_conteudo_cadastrar |
edital_eliminacao_conteudo_excluir |
edital_eliminacao_conteudo_listar |
edital_eliminacao_eliminados_gerar |
edital_eliminacao_eliminar |
edital_eliminacao_erro_cadastrar |
edital_eliminacao_erro_excluir |
edital_eliminacao_excluir |
edital_eliminacao_gerar |
edital_eliminacao_listar |
No Sistema Eletrônico de Informações (SEI)#
Configurações da Gestão Documental#
Por meio deste menu é possível configurar os tipos de processos e os tipos de documentos que serão utilizados pelo Módulo. Além disso, é possível configurar um prazo, em dias, que o Módulo irá aplicar quando da publicação do Edital de Ciência de Eliminação de Documentos a fim de permitir a eliminação dos processos.
ATENÇÃO
Por padrão, o Módulo vem configurado com o prazo de 30 (trinta) dias.
Justificativas de Arquivamento e Desarquivamento#
Neste menu é possível listar, incluir e excluir as justificativas a serem selecionadas quando da execução das atividades de arquivamento e desarquivamento de processos.
O Módulo já conta com justificativas cadastradas previamente. Para incluir novas justificativas, acesse o Menu Gestão documental > Justificativas de Arquivamento/Desarquivamento > Novo e realize o cadastro.
Unidades de Arquivamento#
Neste menu é possível listar, excluir e cadastrar as unidades que poderão realizar o arquivamento e desarquivamento de processos. Para cada unidade de arquivamento cadastrada é necessário indicar também a unidade que será responsável por realizar a avaliação dos processos quando do cumprimero do prazo de guarda corrente.
Para cadastrar unidades de arquivamento, acesse o Menu Gestão documental > Unidades de Arquivamento e realize o cadastro.
Uso do Sistema#
O sistema foi desenvolvido cumprindo as normativas de gestão documental expedidas pelo Arquivo Nacional e pelo Consel ho Nacional de Arquivos – Conarq. O fluxo é baseado na Teoria das Três Idades, e possui três macro-processos: o arquivamento, a avaliação e a destinação, incluindo seus respectivos procedimentos e operações técnicas.
ATENÇÃO
Na atual versão do Módulo as atividades referentes à destinação englobam apenas a eliminação. O recolhimento estará disponível na próxima versão do Módulo.
Arquivar Processo#
A primeira etapa para o início da contagem dos prazos de guarda inicia-se no momento do arquivamento do processo, procedimento que finda a ação administrativa objeto do processo.
O arquivamento segue as orientações da Portaria Interministerial MJ/MPOG nº 1677/2014.
O botão “Arquivar Processo” será utilizado para indicar que o último ato processual foi realizado, ou seja, tal processo não terá mais movimentações e estará pronto para iniciar a contagem dos prazos de guarda.
O arquivamento pode ser realizado através da tela de Pendências de Arquivamento e da tela do processo.
Para realizar o arquivamento, clique no ícone , escolha a justificativa e selecione ou altere o assunto. Em seguida, insira a senha e clique em “assinar”. O Termo de Arquivamento é gerado automaticamente e inserido no processo arquivado.
ATENÇÃO
Só é possível reabrir processos que estejam apenas concluídos. Processos arquivados precisam ser desarquivados para voltarem a tramitar.
Arquivando processo pelas Pendências de Arquivamento
Arquivando processo por meio da Tela do Processo
O arquivamento impede que novos documentos ou andamentos sejam associados ao processo, sendo possível acessar apenas os seguintes ícones:
a.Iniciar Processo Relacionado;
b.Consultar Processo;
c.Acompanhamento Especial;
d.Adicionar aos Favoritos;
e.Anotações;
f.Gerar Arquivo PDF do Processo;
g.Gerar Arquivo ZIP do Processo;
h.Comentários;
i.Controle de Processos;
j.Pesquisar no Processo;
k.Consultar Histórico de Arquivamento do Processo;
l.Desarquivar Processo.
Arquivamento Legado#
O Arquivamento Legado é uma funcionalidade que permite o arquivamento do processo com data retroativa. Porém, essa ação só é permitida em processos sem andamentos abertos e concluídos em data anterior a atual. Ao instalar o módulo, os processos concluídos e sem andamentos abertos irão aparecer nas Pendências de Arquivamento da última unidade que o concluiu.
ATENÇÃO
No arquivamento legado não é possível selecionar uma data de arquivamento anterior à data da última conclusão do processo.
Arquivo da Unidade#
Após arquivado, o processo ficará disponível no menu “Arquivo da Unidade” até o cumprimento do tempo de guarda em fase corrente.
Neste menu é possível pesquisar, imprimir e desarquivar processos.
Desarquivar Processo#
O botão “Desarquivar Processo” permite executar o desarquivamento, fazendo com que retorne para a tela de controle de processos da unidade que o desarquivou.
Para realizar o desarquivamento, clique no ícone e escolha a justificativa. Em seguida, insira a senha e clique em “assinar”. O Termo de Desarquivamento é gerado automaticamente e inserido no processo desarquivado.
O desarquivamento de um processo poderá ser realizado por meio da tela do processo ou pelo menu “Arquivo da Unidade”.
Desarquivando processo pela tela Arquivo da Unidade
Desarquivando processo por meio da Tela do Processo
Preparação da Listagem de Recolhimento#
Para indicar que um único processo deve ser enviado para a tela “Preparação da Listagem de Recolhimento”, o usuário deverá clicar no ícone “Preparar Listagem de Recolhimento”, presente na coluna ações do processo. Após o clique no botão, o sistema apresentará uma mensagem de confirmação. Para concluir a ação, o usuário deverá clicar em “Ok”.
Para indicar que mais de um processo deve ser enviado para a tela “Preparação da Listagem de Recolhimento”, o usuário deverá selecionar todos os processos desejados via marcação de checkbox, e em seguida clicar no botão “Preparar Listagem de Recolhimento” existente na parte superior direita da tela. Após o clique no botão, o sistema apresentará uma mensagem de confirmação. Para concluir a ação, o usuário deverá clicar em “Ok”.
ATENÇÃO
Nesta tela, caso tenha sido selecionado algum processo cuja destinação final não seja recolhimento, o módulo irá desconsiderar a seleção.
Os processos enviados para Preparação da listagem de recolhimento irão permanecer nesta tela até que seja disponibilizada a próxima versão do Módulo de Gestão Documental.
Gestão das Listagens de Recolhimento#
Esta funcionalidade estará disponível a partir da próxima versão do módulo.