Contatos#
Essa etapa do Manual do SEI para Administradores permite mostrar como é feita a “Gestão de Contatos”.
A Gestão de contratos contempla 6 formas de classificação dos contatos, classificados como: Tipos, Cargos, Títulos, Tratamentos, Categorias e Vocativo.
Dentre elas, as cinco primeiras é possível cadastrar, listar e reativar alguma dessas formas caso tenha sido desativada. Essas 3 ações são listadas como opções no menu principal, respectivamente em cada uma das classificações.
A classificação de Vocativo está inserida em “Cargos”.
É necessário informar que há uma correlação entre essas formas de classificação, de forma a atingir uma gestão de Contatos funcional.
A relação de dependência entre elas segue é ilustrada da seguinte forma:
Na figura é mostrado que para cadastrar um Contato (em destaque), são necessários cadastros de três tipos de classificação: Categoria, Tipos de Contatos e Cargos. Essa última, necessita o cadastro de Vocativo, Título e Tratamento.
Será mostrado como é feito em cada um desses casos e em último o Cadastro de Contatos, bem como a sua gestão. Caso julgar necessário por todos os pré-requisitos mencionados estiverem já cadastrados, vá diretamente para o tópico de Contatos (inserir link).
Tipos de Contatos#
Cadastrar Novo Tipo de Contato#
Inicialmente, o Usuário-Administrador realiza o cadastro dos tipos de contatos, podendo ser pessoa física ou jurídica, e informa quais unidades podem alterar ou consultar os contatos relacionados. Nesse sentido, o administrador deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
Nesse sentido, o administrador deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tipos
Clicar em Novo
A tela “Novo Tipo de Contato” será aberta e será necessário seguir os seguintes passos:
Preencher e selecionar os seguintes campos:
Nome: Preencher o Nome do Tipo de Contato
Descrição: Preencher a Descrição do Tipo de Contato
Unidades Administradoras desse tipo: Selecionar as Unidades que irão administrar esse Tipo de Contato
“Consulta completa em todas as unidades (endereço, telefone, CPF, RG, data de nascimento, …)”: Selecionar Flag
“Consulta resumida em todas as unidades (tratamento, cargo, título, vocativo, e-mail, …)”: Selecionar Flag
Consulta completa apenas nas unidades: Selecionar as Unidades que permitirá a consulta completa do tipo de Contato
Clicar em “Salvar”
Pronto! o Tipo de Contato foi criado.
A gestão do tipo de contato, após a sua criação, permite realizar os seguintes comandos: alterar, desativar, reativar e excluir os tipos de contato.
Alterar Tipo de Contato#
A alteraçao dos tipos de contato é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tipos
Clicar em Listar
A lista de “Tipos de Contato” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tipo de contato a ser alterado e clicar em “Alterar Tipo de Contato”
A tela “Alterar Tipos de Contato” será aberta:
Alterar os campos necessários
Clicar em Salvar.
Pronto! o Tipo de Contato foi alterado.
Desativar Tipo de Contato#
É possível desativar um tipo de contato por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tipos
Clicar em Listar
A lista de “Tipos de Contato” será aberta:
Localizar o tipo de contato a ser desativado e clicar em “Desativar Tipo de Contato”
Confirmar a desativação
Pronto! o Tipo de Contato foi desativado.
Caso necessitar reativar o tipo de contato desativado.
Reativar Tipo de Contato#
É possível reativar um tipo de contato desativado por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tipos
Clicar em Reativar
A lista de “Reativar Tipo de Contato” será aberta:
Localizar o tipo de contato a ser reativado e clicar em “Reativar Tipo de Contato”
Confirmar a reativação
Pronto! o Tipo de Contato foi reativado.
Excluir Tipo de Contato#
Ao contário da ação Desativar, esse comando é uma ação irreversível.
É possível excluir um tipo de contato por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tipos
Clicar em Listar
A lista de “Tipos de Contato” será aberta:
Localizar o tipo de contato a ser desativado e clicar em “Excluir Tipo de Contato”
Confirmar a exclusão
Pronto! o Tipo de Contato foi excluído. Essa ação é irreversível.
CATEGORIA#
Cadastrar Nova Categoria de Contato#
Para Usuário-Administrador realizar o cadastro das categorias de contatos, ele deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Categorias
Clicar em Nova
A tela “Nova Categoria” será aberta:
Preencher o campo “Nome”
Clicar em “Salvar”
Pronto! A nova categoria foi criada.
A gestão da categoria do contato, após a sua criação, permite realizar os seguintes comandos: alterar, desativar, reativar e excluir as categorias de contato. Todos esses comandos serão abordadas a seguir.
Alterar Categoria de Contato#
A alteraçao da categoria de contato é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Categorias
Clicar em Listar
A lista “Categorias” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar a categoria de contato a ser alterada e clicar em “Alterar Categoria”
A tela “Alterar Categoria” será aberta:
Alterar os campos necessários
Clicar em Salvar.
Pronto! O nome da Categoria de Contato foi alterada.
Desativar Categoria de Contato#
É possível desativar uma categoria de contato por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Categorias
Clicar em Listar
A lista “Categorias” será aberta:
Localizar a categoria de contato a ser desativado e clicar em “Desativar Categoria”
Confirmar a desativação
Pronto! A Categoria de Contato foi desativado. Caso necessitar reativá-la, seguir o tópico seguinte.
Reativar Categoria de Contato#
É possível reativar uma categoria de contato desativada anteriormente por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Categorias
Clicar em Reativar
A lista “Reativar Categorias” será aberta:
Localizar a categoria a ser reativada e clicar em “Reativar Categoria”
Confirmar a reativação
Pronto! A Categoria foi reativada.
Excluir Categoria de Contato#
Ao contário da ação Desativar, esse comando é uma ação irreversível.
É possível excluir uma categoria de contato por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Categoria
Clicar em Listar
A lista “Categorias” será aberta:
Localizar a categoria de contato a ser desativado e clicar em “Excluir Categoria”
Confirmar a exclusão
Pronto! A Categoria de Contato foi excluído. Essa ação é irreversível.
CARGOS#
O cadastro dos Cargos dentro dos Contatos solicita o cadastro (e a gestão) antecipado de três requisitos: Vocativo, Título e Tratamento.
O cadastro desses requisitos são
Vocativo#
O cadastro do vocativo é um pouco mais simples que os demais e não possui telas exclusivas, sendo adicionada na tela de Novo Cargo.
Adicionar Novo Vocativo#
Para Adicionar um Novo vocativo do Contato, deve-se seguir os seguintes passos:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Cargo
Clicar em Nova
A tela “Novo Cargo” será exibida. Seguir os passos da animação a seguir:
Clicar em ‘+’ ao lado do campo Vocativo;
Inserir o nome do novo Vocativo;
Clicar em Salvar.
Pronto. O Novo Vocativo foi criado.
Título#
O SEI permite o cadastro e gestão de títulos para os Cargos dos Contatos.
Assim como outros itens, o SEI permite o cadastro e gestão de títulos para os Cargos dos Contatos. Isto é, cadastro do Título, Alteração, Desativação e Reativação e Exclusão.
Iremos ver como realizar esses comandos a seguir.
Adicionar Novo Título para os Cargos dos Contatos#
Para Usuário-Administrador realizar o cadastro dos títulos dos Cargos dos Contatos, ele deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Títulos
Clicar em Novo
A tela “Novo Título” será aberta:
Preencher os campos “Expressão” e “Abreviatura”;
Clicar em “Salvar”
Pronto! O Novo Título foi criado.
A gestão do Título do Cargo do contato, após a sua criação, permite realizar os seguintes comandos: alterar, desativar, reativar e excluir as categorias de contato.
Todos esses comandos serão abordadas a seguir.
Alterar Título do Contato#
A alteraçao do título do contato é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Títulos
Clicar em Listar
A lista “Títulos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tíutlo do cargo a ser alterado e clicar em “Alterar Título”
A tela “Alterar Título” será aberta:
Alterar os campos necessários
Clicar em Salvar.
Pronto! O Título do Cargo de Contato foi alterado.
Desativar Título do Contato#
A desativação do título do cargo é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Títulos
Clicar em Listar
A lista “Títulos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o título do cargo a ser desativado e clicar em “Desativar Título”
Confirmar comando
Pronto! O Título do Cargo de Contato foi desativado. Para reativar o Título, deve-se acompanhar o passo a seguir.
Reativar Título do Contato#
A reativação do título do cargo desativado é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Títulos
Clicar em Reativar
A lista “Reativar Títulos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o título do cargo a ser reativado e clicar em “Reaativar Título”
Confirmar comando
Pronto! O Título do Cargo de Contato foi reativado.
Excluir Título do Contato#
A exclusão do título do cargo, ao contrário da desativação, é uma ação irreversível.
Para realizar tal ação deve seguir os seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Títulos
Clicar em Listar
A lista “Títulos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o título do cargo a ser excluído e clicar em “Excluir Título”
Confirmar comando
Pronto! O Título do Cargo de Contato foi excluído.
Tratamento#
Assim como outros itens, o SEI permite o cadastro e gestão de tratamentos para os Cargos dos Contatos. Isto é, cadastro do tratamento, alteração, desativação e reativação e exclusão.
Iremos ver como realizar esses comandos a seguir.
Adicionar Novo Tratamento para Cargos#
Para o Usuário-Administrador realizar o cadastro dos Tratamentos dos Cargos dos Contatos, ele deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar Tratamentos
Clicar em Novo
A tela “Novo tratamento” será aberta:
Preencher os campos “Expressão” e “Abreviatura”;
Clicar em “Salvar”
Pronto! O Novo tratamento foi criado.
A gestão do tratamento do Cargo do contato, após a sua criação, permite realizar os seguintes comandos: alterar, desativar, reativar e excluir. Todos esses comandos serão abordadas a seguir.
Alterar Tratamento para Cargos#
A alteraçao do tratamento para os cargos do contato é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar tratamentos
Clicar em Listar
A lista “Tratamentos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tíutlo do cargo a ser alterado e clicar em “Alterar tratamento”
A tela “Alterar tratamento” será aberta:
Alterar os campos necessários
Clicar em Salvar.
Pronto! O tratamento para os cargos dos Contatos foi alterado.
Desativar Tratamento para Cargos#
A desativação do tratamento para cargo é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar tratamentos
Clicar em Listar
A lista “Tratamentos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tratamento para cargo a ser desativado e clicar em “Desativar tratamento”
Confirmar comando
Pronto! O tratamento para Cargo de Contato foi desativado. Para reativar o tratamento, deve-se acompanhar o passo a seguir.
Reativar Tratamento para Cargo#
A reativação do tratamento para cargo já desativado é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar tratamentos
Clicar em Reativar
A lista “Reativar tratamentos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tratamento do cargo a ser reativado e clicar em “Reativar tratamento”
Confirmar comando
Pronto! O Tratamento para Cargo de Contato foi reativado.
Excluir Tratamento para Contato#
A exclusão do tratamento para cargo, ao contrário da desativação, é uma ação irreversível.
Para realizar tal ação deve seguir os seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Selecionar tratamentos
Clicar em Listar
A lista “Tratamentos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tratamento do cargo a ser excluído e clicar em “Excluir tratamento”
Confirmar comando
Pronto! O tratamento do Cargo de Contato foi excluído.
Contatos#
Com os pré-requisitos necessários para os Contatos mencionados anteriormente, o usuário Administrador pode cadastrar os Contatos.
Adionar Contato#
Para o Usuário-Administrador realizar o cadastro dos Contatos, ele deve seguir o caminho descrito a seguir no SEI:
01.Acessar o Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Clicar em Novo
A tela “Novo Contato” será aberta:
Preencher e selecionar todos os campos pertinentes.
Note que alguns desses campos serão habilitados para posterior preenchimento ou seleção conforme escolha;
Clicar em “Salvar”
Pronto! O Novo contato foi criado e está disponível na lista de contatos.
Alterar Contato#
A alteraçao do contato já cadastrado é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Clicar em Listar
A lista “Contatos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o tíutlo do cargo a ser alterado e clicar em “Alterar contato”
A tela “Alterar contato” será aberta:
Alterar os campos necessários
Clicar em Salvar.
Pronto! O tratamento para os cargos dos Contatos foi alterado.
Desativar Contato#
A desativação do tratamento para cargo é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Clicar em Listar
A lista “Contatos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar contato a ser desativado e clicar em “Desativar contato”
Confirmar comando
Pronto! O Contato foi desativado. Para reativar o Contato, deve-se acompanhar o passo a seguir.
Reativar Contato#
A reativação do contato já desativado é possível por meio dos seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Clicar em Reativar
A lista “Reativar Contatos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o contato a ser reativado e clicar em “Reativar contato”
Confirmar comando
Pronto! O Contato foi reativado.
Excluir Contato#
A exclusão do contato, ao contrário da desativação, é uma ação irreversível.
Para realizar tal ação deve seguir os seguintes passos:
01.Acessar Administração no Menu Principal
Acessar Contatos
Clicar em Listar
A lista “Contatos” será aberta e será necessário seguir com os seguintes passos:
Localizar o contato a ser excluído e clicar em “Excluir contato”
Confirmar comando
Pronto! O Contato foi excluído.