Novidades#

No SEI, há uma funcionalidade chamada “Novidades”, que serve para compartilhar informes com todos os usuários do sistema. É muito útil para informes que não necessitam de uma maior formalidade, como informar a respeito de uma manutenção que deixará o sistema fora do ar durante determinado período ou uma campanha de sensibilização dos servidores.

Cadastrar Novidade#

Para cadastrar as novidades, o usuário com perfil “Administrador” deverá acompanhar o caminho descrito a seguir.

../../_images/04-14_Novidades_Menu.png
  1. No Menu Principal, acessar “Administração”;

  2. Acessar “Novidades”;

A tela Novidades será exibida com uma lista de Novidades já cadastradas:

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Novo.png
  1. Clicar em Nova;

A tela de Nova Novidade será exibida:

../../_images/04-14_Novidades_Tela_Novo.png
  1. Preencher os seguintes campos:

  • Título: Título da Novidade, deve ser preenchido com informações sobre o nome daquela novidade. Essa informação é utilizada para o gerenciamento das novidades cadastradas no sistema.

  • Campo de Texto: Detalhamento da Novidade a ser cadastrada. campo destinado à construção da mensagem. É disponibilizado um editor de texto semelhante ao editor de documentos do sistema, sendo possível inserir imagens, tabelas ou formatar o texto da maneira mais conveniente.

  1. Clicar em “Salvar”.

Pronto, a Novidade foi cadastrada. Note que há uma funcionalidade diferente com ícone |iconeSEI_Liberar| cujo nome é Liberar Novidade. Será detalhada essa função mais adiante.

|iconeSEI_Liberar| image:: _static/images/IconeSEI_Liberar.png

align

middle

width

25

Liberar Novidade#

Após cadastrada a novidade, esse comando é habilitado e basicamente ele disponibiliza a novidade para os Usuários do SEI. Caso não seja liberada, a novidade não ficará disponível para os usuários. Uma vez liberada, é apresentada a ação “Cancelar Disponibilização da Novidade”, que permite o cancelamento daquela novidade (será detalhado no tópico adiante).

Nota

Mesmo havendo a possibilidade de criar diversas novidades, apenas uma é liberada por vez.

Para liberar a novidade, o Administrador deverá acompanhar o caminho descrito a seguir.

../../_images/04-14_Novidades_Menu.png
  1. No Menu Principal, acessar “Administração”;

  2. Clicar em “Novidades”;

A tela Novidades será exibida com uma lista de Novidades já cadastradas:

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Liberar.png
  1. Localizar a Novidade a ser liberada e clicar em “Liberar Novidade”;

  2. Confirmar a ação.

Pronto, a Novidade foi liberada para os Usuários.

Note que após liberação da novidade, dois campos foram alterados: a coluna “Liberação” (com a data de liberação da novidade) e na coluna Ações (Dessa vez com o ícone do comando Cancelar Liberação da Novidade, que será visto a seguir).

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Cancelar-Liberaçao00.png

Cancelar Liberação da Novidade#

Há situações que a novidade necessite ter a sua liberação cancelada. Para esses casos, na tela “Novidades”:

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Cancelar-Liberacao.png
  1. Localizar a Novidade liberada a ser cancelada e clicar em “Cancelar Liberação da Novidade”;

  2. Confirmar a ação.

Pronto, a liberação da Novidade foi cancelada para os Usuários

Alterar Novidade#

Após cadastrada a novidade, esse comando é disponibilizado e basicamente ele permite que a novidade seja alterada para os Usuários do SEI antes da sua liberação. Para alterar a novidade, o Administrador deverá acompanhar o caminho descrito a seguir.

../../_images/04-14_Novidades_Menu.png
  1. No Menu Principal, acessar “Administração”;

  2. Acessar “Novidades”;

A tela Novidades será exibida com uma lista de Novidades já cadastradas:

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Alterar-Novidade.png
  1. Localizar a Novidade a ser alterada e clicar em “Alterar Novidade”;

A tela “Alterar Novidade” é exibida.

../../_images/04-14_Novidades_Tela_Alterar-Novidade.png
  1. Realizar as alterações nos campos necessários;

  2. Clicar em Salvar.

Pronto, a Novidade foi alterada.

Excluir Novidade#

Após cadastrada a novidade, esse comando é disponibilizado e basicamente ele permite que a novidade seja excluída para os Usuários do SEI.

Para excluir a novidade, o Administrador deverá acompanhar o caminho descrito a seguir.

../../_images/04-14_Novidades_Menu.png
  1. No Menu Principal, acessar “Administração”;

  2. Acessar “Novidades”;

A tela Novidades será exibida com uma lista de Novidades já cadastradas:

../../_images/04-14_Novidades_Lista_Excluir-Novidade.png
  1. Localizar a Novidade a ser liberada e clicar em “Excluir Novidade”;

  2. Confirmar Ação.

Pronto, a Novidade foi excluída.