Regras de Auditoria#

Introdução às Regras de Auditoria#

Antes de entender o funcionamento da auditoria do SEI e do SIP é necessário saber que a pesquisa é feita por meio dos critérios de auditoria.

Atente-se pois a funcionalidade “Regras de Auditoria” é acessada pelo Sistema de Permissão (SIP). Nesse contexto o usuário deverá acessar o SIP e clicar na opção “Regras de Auditoria” localizada no menu principal. Feito isso você terá acesso à tela ”Regras de Auditoria”.

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Regras de Auditoria#

As regras de auditoria são utilizadas para gerar relatórios das ações realizadas no SEI por determinado usuário de uma unidade em determinada data e hora bem como o seu IP de acesso navegador servidor recurso requisição e operação.

Elas estão cadastradas no SIP para o SEI contemplando as seguintes categorias:

  • Geral.

  • Acessos e Usuários Externos.

  • Visualização de Processos.

  • Visualização de Documentos.

Além das categorias de regras o sistema apresenta uma coluna denominada “Ações” na qual o usuário pode consultar alterar desativar e excluir uma regra.

Nota

Ressalta-se que todas as regras criadas no SIP serão aproveitadas na geração de relatórios.

Manutenção na Funcionalidade “Regras de Auditoria”#

No SIP o usuário com perfil “Administrador” pode realizar algumas ações tais como: cadastro de nova regra de auditoria, alteração de uma regra de auditoria existente, exclusão de uma regra de auditoria, consulta das regras de auditoria e inativação de uma regra de auditoria.

Tais ações serão detalhadas a seguir. Para acessar essa funcionalidade o administrador deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:

  1. Acesse o SIP e clique no menu principal;

  2. Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;

  3. Identifique qual Regra você deseja;

  4. E clique no ícone referente à ação desejada.

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Cadastro de Nova Regra de Auditoria no SIP#

O cadastro de uma nova regra de auditoria deve ser realizado por meio do botão “Nova” localizado no canto superior direito da tela. Esse cadastro é composto das seguintes informações:

Campos a serem preenchidos:

  • Órgão do Sistema: permite escolher qualquer órgão cadastrado.

  • Sistema: permite escolher qualquer sistema cadastrado.

  • Descrição: campo destinado a uma síntese explicativa sobre o objetivo da regra ou seja deve ser feito um texto objetivo da regra.

  • Recursos: no âmbito do SEI o recurso está relacionado a alguma funcionalidade. Por exemplo a funcionalidade assinar é gerenciada pelo recurso “document_assinar”.

A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Nova Regra de Auditoria”.

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Alteração de Regra de Auditoria no SIP#

Para alterar uma regra de auditoria o usuário com perfil “Administrador” deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:

  1. Acesse o SIP e clique no menu principal;

  2. Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;

  3. Identifique qual Regra você deseja;

  4. E clique no ícone “Alterar Regra de Auditoria”;

  5. Preencha os campos solicitados;

  6. E clique em “Salvar”.

SEIADM/Administracao_sei/_static/images/04-21_Alteracao-de-Regra-de-Auditoria-no-SIP_Tela_Acessar-Alterar-Regra-de-Auditoria.png
SEIADM/Administracao_sei/_static/images/04-21_Alteracao-de-Regra-de-Auditoria-no-SIP_Tela_Campos-Alterar-Regra-de-Auditoria.png

Dessa forma após seguir os passos supracitados pode-se alterar uma regra anteriormente cadastrada.

A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Alterar Regra de Auditoria”.

SEIADM/Administracao_sei/_static/images/04-21_Alteração-de-Regra-de-Auditoria-no-SIP_Tela_Alterar-Regras-de-Auditoria.png

Nota

O conteúdo de qualquer campo pode ser alterado.

Exclusão de Regra de Auditoria#

A ação de exclusão de uma ou mais regras de auditoria é realizada de duas maneiras:

  1. A primeira maneira é localizar a regra que se deseja excluir e clicar em “Excluir Regra de Auditoria” localizado na coluna “Ações” à direita da tabela.

  2. A segunda maneira é selecionar as checkboxes das regras que serão excluídas e em seguida clicar no botão “Excluir” localizado no menu superior à direita da tela.

Depois disso aparece uma mensagem de confirmação da exclusão conforme imagem a seguir:

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Consultar Regras de Auditoria#

Para consultar uma regra o usuário com perfil “Administrador” deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:

  1. Acesse o SIP e clique no menu principal;

  2. Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;

  3. Identifique qual Regra você deseja;

  4. E clique no ícone “Consultar Regra de Auditoria”.

SEIADM/Administracao_sei/_static/images/04-21_Consultar-Regras-de-Auditoria_Tela_Acessar-Consultar-Regras-de-Auditoria.png

CONSULTA

A ação “Consulta” permite apenas consultar as informações das regras cadastradas por meio do SIP. São elas: órgão do sistema, sistema, descrição e recursos.

Reforçamos que nesta ação as informações não podem ser alteradas apenas visualizadas.

A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Consultar Regra de Auditoria”.

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