Regras de Auditoria#
Introdução às Regras de Auditoria#
Antes de entender o funcionamento da auditoria do SEI e do SIP é necessário saber que a pesquisa é feita por meio dos critérios de auditoria.
Atente-se pois a funcionalidade “Regras de Auditoria” é acessada pelo Sistema de Permissão (SIP). Nesse contexto o usuário deverá acessar o SIP e clicar na opção “Regras de Auditoria” localizada no menu principal. Feito isso você terá acesso à tela ”Regras de Auditoria”.
Regras de Auditoria#
As regras de auditoria são utilizadas para gerar relatórios das ações realizadas no SEI por determinado usuário de uma unidade em determinada data e hora bem como o seu IP de acesso navegador servidor recurso requisição e operação.
Elas estão cadastradas no SIP para o SEI contemplando as seguintes categorias:
Geral.
Acessos e Usuários Externos.
Visualização de Processos.
Visualização de Documentos.
Além das categorias de regras o sistema apresenta uma coluna denominada “Ações” na qual o usuário pode consultar alterar desativar e excluir uma regra.
Nota
Ressalta-se que todas as regras criadas no SIP serão aproveitadas na geração de relatórios.
Manutenção na Funcionalidade “Regras de Auditoria”#
No SIP o usuário com perfil “Administrador” pode realizar algumas ações tais como: cadastro de nova regra de auditoria, alteração de uma regra de auditoria existente, exclusão de uma regra de auditoria, consulta das regras de auditoria e inativação de uma regra de auditoria.
Tais ações serão detalhadas a seguir. Para acessar essa funcionalidade o administrador deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:
Acesse o SIP e clique no menu principal;
Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;
Identifique qual Regra você deseja;
E clique no ícone referente à ação desejada.
Cadastro de Nova Regra de Auditoria no SIP#
O cadastro de uma nova regra de auditoria deve ser realizado por meio do botão “Nova” localizado no canto superior direito da tela. Esse cadastro é composto das seguintes informações:
Campos a serem preenchidos:
Órgão do Sistema: permite escolher qualquer órgão cadastrado.
Sistema: permite escolher qualquer sistema cadastrado.
Descrição: campo destinado a uma síntese explicativa sobre o objetivo da regra ou seja deve ser feito um texto objetivo da regra.
Recursos: no âmbito do SEI o recurso está relacionado a alguma funcionalidade. Por exemplo a funcionalidade assinar é gerenciada pelo recurso “document_assinar”.
A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Nova Regra de Auditoria”.
Alteração de Regra de Auditoria no SIP#
Para alterar uma regra de auditoria o usuário com perfil “Administrador” deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:
Acesse o SIP e clique no menu principal;
Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;
Identifique qual Regra você deseja;
E clique no ícone “Alterar Regra de Auditoria”;
Preencha os campos solicitados;
E clique em “Salvar”.
Dessa forma após seguir os passos supracitados pode-se alterar uma regra anteriormente cadastrada.
A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Alterar Regra de Auditoria”.
Nota
O conteúdo de qualquer campo pode ser alterado.
Exclusão de Regra de Auditoria#
A ação de exclusão de uma ou mais regras de auditoria é realizada de duas maneiras:
A primeira maneira é localizar a regra que se deseja excluir e clicar em “Excluir Regra de Auditoria” localizado na coluna “Ações” à direita da tabela.
A segunda maneira é selecionar as checkboxes das regras que serão excluídas e em seguida clicar no botão “Excluir” localizado no menu superior à direita da tela.
Depois disso aparece uma mensagem de confirmação da exclusão conforme imagem a seguir:
Consultar Regras de Auditoria#
Para consultar uma regra o usuário com perfil “Administrador” deverá acompanhar o caminho descrito a seguir:
Acesse o SIP e clique no menu principal;
Agora selecione a opção “Regras de Auditoria”;
Identifique qual Regra você deseja;
E clique no ícone “Consultar Regra de Auditoria”.
CONSULTA
A ação “Consulta” permite apenas consultar as informações das regras cadastradas por meio do SIP. São elas: órgão do sistema, sistema, descrição e recursos.
Reforçamos que nesta ação as informações não podem ser alteradas apenas visualizadas.
A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos disponíveis na tela “Consultar Regra de Auditoria”.