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MANUAIS TRAMITA GOV.BR#

Introdução#

O Tramita.GOV.BR, plataforma disponibilizada e gerenciada pela Secretaria de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, permite o trâmite de processos administrativos eletrônicos ou documentos avulsos entre os diversos sistemas existentes, tais como SEI, Sistema AGU de Inteligência Jurídica (SAPIENS), Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos (e-DOC), Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC Protocolo), Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), dentre outros. Compõem a estrutura do Tramita.GOV.BR:

  1. Portal de Administração;

  2. Application Programming Interface (API) SOAP;

  3. Application Programming Interface (API) REST; e

  4. Módulo de conexão com o sistema de processo eletrônico (SPE).

A equipe do Processo Eletrônico Nacional (PEN) está constantemente trabalhando para melhorar a documentação existente e na criação de novos materiais/tutoriais para possibilitar uma melhor experiência na utilização dos seus produtos.

Como resultado do nosso trabalho, a plataforma Tramita GOV.BR possui até a presente data dois Manuais:

Manual do Portal de Administração: Esse manual contempla todas as funcionalidades disponíveis do Portal de Administração documentadas e com imagens dinâmicas com a exemplificação do funcionamento de cada uma delas.

Manual Técnico Operacional: Esse manual consolida todas as informações necessárias para o Gestor de Protocolo desde o início até a conclusão do processo de implantação da plataforma. O manual é parte integrante da Portaria SEGES nº 9.412, de 26 de outubro de 2022, a qual estabelece as regras de implantação do Tramita.GOV.BR, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, assim como para os órgãos e entidades dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que tenham interesse em utilizar o sistema, conforme modelo constante do anexo da referida Portaria.

Acompanhe essa página para acompanhar o lançamento de novos e atualização dos existentes.