Usuário Externo#
Disponibilização de Acesso Externo para Acompanhamento de Processo#
Recurso destinado a liberação de acesso a um processo a usuários externos interessados.
Para realizar a liberação, o usuário deverá acessar o processo e clicar no ícone “Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo” .

A tela “Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo” será aberta. Nela, o usuário deverá preencher os campos:
E-mail da Unidade: selecionar o e-mail da Unidade geradora do processo;
- Destinatário: campo para informar o usuário ao qual será disponibilizado o acesso ao processo.
Filtrar somente usuários externos: Caso selecionada esta flag, o campo destinatário só retornará os usuários externos.
E-mail do Destinatário: será preenchido automaticamente com o e-mail relacionado ao usuário indicado no campo Destinatário, caso o usuário tenha email cadastrado. Caso não tenha, será necessário inserir um email para contato, neste campo.
Motivo: campo destinado ao preenchimento do motivo para disponibilização de acesso do processo ao
- Tipo
Acompanhamento integral do processo: caso esta flag seja selecionada, o usuário terá acesso a visualização de todos os documentos da pasta.
Disponibilização de documentos: caso esta flag seja a escolhida, o usuário poderá selecionar os documentos que o usuário externo poderá visualizar. Para tanto, clicar no ícone de pesquisa
, selecionar os protocolos e clicar em transpor.

Permitir Inclusão de Documentos: se o usuário selecionado no campo destinatário for um usuário externo, será possível por meio da marcação desta flag permitir que o usuário externo inclua documentos no processo. Ao selecionar esta flag, o campo “Tipos de documentos liberados para inclusão” será aberto. Nele, o usuário poderá definir os tipos de documentos para esta liberação por meio do ícone de pesquisa
.
Validade (dias): indicar o tempo, em dias úteis, que o processo ficará disponível para visualização do usuário externo.
Senha: campo para inclusão da senha SEI.

O sistema emitirá uma mensagem confirmando a disponibilização do Acesso Externo.

As informações sobre a Disponibilização efetuada passarão a constar na Lista de Disponibilizações de Acesso Externo, que fica no fim da tela “Gerenciar Disponibilizações de Acesso Externo”.
Nessa Lista, constam as seguintes informações sobre as Disponibilizações de Acesso Externo efetuadas: Destinatário (nome e endereço de e-mail); Unidade responsável; data e hora da Disponibilização; data da Validade; data e hora da Visualização; data e hora do Cancelamento, se for o caso.

Na coluna Ações, estarão disponíveis os seguintes ícones:
Cancelar Liberação de Assinatura Externa
: permite o cancelamento da Liberação de Assinatura Externa;
Visualização Integral do Processo
: indica que foi liberada a visualização integral do processo, juntamente com a Liberação de Assinatura Externa;
Com disponibilização de documentos
: indica que foram disponibilizados um ou mais documentos adicionais para consulta, juntamente com a Liberação de Assinatura Externa. Ao clicar no ícone, será apresentada a relação de documentos disponibilizados;
Permitida a inclusão de documentos
: indica que foi liberada a possibilidade de que o usuário com liberação para assinatura, também inclua documentos no processo. Ao clicar no ícone, será a relação com os tipos de documentos permitidos.
Após a Disponibilização do Acesso Externo, o interessado receberá, no e-mail indicado, um link para acesso ao processo, bem como a informação do prazo de validade da disponibilização.
Ao clicar no link, o interessado será direcionado para a tela “Acesso Externo com Acompanhamento Integral do Processo” ou para a tela “Acesso Externo com Disponibilização Parcial de Documentos”, conforme o caso. Nessas telas, serão exibidos: os dados de cadastro do processo, a Lista de Protocolos e a Lista de Andamentos do processo.
Na Lista de Protocolos, é possível acessar o conteúdo dos documentos que foram disponibilizados. Para isso, basta clicar sobre o número do Protocolo correspondente.
O usuário poderá ainda gerar um arquivo em formato PDF contendo os documentos disponibilizados no processo, por meio do botão Gerar PDF; ou gerar um arquivo ZIP, por meio do botão Gerar ZIP.


Gerenciar Assinaturas de Usuários Externos#
Recurso que possibilita atribuir a possibilidade de usuários externos assinem documentos.
Para permitir ao usuário externo assinar documentos produzidos no SEI, o usuário deverá acessar o processo, selecionar o documento que deverá ser assinado e clicar no ícone “Gerenciar Liberações para Assinatura Externa” .

A tela “Gerenciar Assinaturas Externas” será aberta. Nela, o usuário deverá preencher os campos:
E-mail da Unidade: selecionar o email da Unidade geradora do processo;
Liberar Assinatura Externa para: indicar o usuário externo que terá a liberação para assinatura de documento.
Com visualização integral do processo: caso esta flag seja selecionada, o usuário terá acesso a visualização de todos os documentos da pasta.
Nota
Se a opção “Com visualização integral do processo” for marcada, o usuário externo terá acesso ao conteúdo do processo e poderá acompanhar seu trâmite mesmo após a assinatura do documento. Se a opção não for marcada, o usuário só terá acesso ao número do processo e ao conteúdo do documento indicado para assinatura.
Protocolos adicionais disponibilizados para consulta: Caso não seja disponibilizada a visualização integral do processo, neste campo poderão ser selecionados os protocolos que o usuário externo poderá visualizar. Para tanto, clicar no ícone de pesquisa
, selecionar os protocolos e clicar em transpor.

Permitir Inclusão de Documentos: flag que possibilita ao usuário permitir que o usuário externo inclua documentos no processo. Ao selecionar esta flag, o campo “Tipos de documentos liberados para inclusão” será aberto. Nele, o usuário poderá definir os tipos de documentos para esta liberação por meio do ícone de pesquisa
.
Validade (dias): indicar o tempo, em dias úteis, que o documento ficará disponível para assinatura do usuário externo.
Senha: campo para inclusão da senha SEI.

Após a liberação (por meio de clique no botão “Liberar”), o sistema encaminhará um email com o link para acesso ao SEI. Tal ação é informada ao usuário por meio de alerta disponível em tela.

Além disso, no fim da tela “Gerenciar Assinaturas Externas”, ficará disponível a Lista de Liberações de Assinatura Externa. Nela, constam as seguintes informações sobre as Liberações de Assinatura:
endereço de e-mail do Usuário Externo;
Unidade responsável;
data e hora da Liberação;
Validade;
data e hora da Visualização e da Utilização;
data e hora do Cancelamento, se for o caso.

Na coluna Ações, estarão disponíveis os seguintes ícones:
Cancelar Liberação de Assinatura Externa
: permite o cancelamento da Liberação de Assinatura Externa;
Visualização Integral do Processo
: indica que foi liberada a visualização integral do processo, juntamente com a Liberação de Assinatura Externa;
Com disponibilização de documentos
: indica que foram disponibilizados um ou mais documentos adicionais para consulta, juntamente com a Liberação de Assinatura Externa. Ao clicar no ícone, será apresentada a relação de documentos disponibilizados;
Permitida a inclusão de documentos
: indica que foi liberada a possibilidade de que o usuário com liberação para assinatura, também inclua documentos no processo. Ao clicar no ícone, será a relação com os tipos de documentos permitidos.