Parâmetros#
Introdução aos Parâmetros#
Os parâmetros são variáveis que permitem a realização de configurações no sistema.

Para acessar essa funcionalidade o usuário com os perfis “Administrador” e “Informática” do SEI deve acompanhar o caminho descrito a seguir:
Acesse o SEI e entre no menu principal;
Selecione a opção “Infra”;
Clique no item “Parâmetros”.

Destaque
É importante ressaltar que apenas usuários com o perfil “Informática” têm acesso ao item “Infra”. Portanto, o usuário apenas com o perfil “Administrador” não tem acesso a essa funcionalidade.
Tabela de Parâmetros#
A seguir você irá conhecer uma lista de parâmetros nativos do SEI e suas respectivas descrições.
Destaque
Atente-se! Pois o conteúdo apresentado a seguir é a base da funcionalidade “Parâmetros” e poderá servir de apoio para a inclusão dos novos parâmetros.
NOME |
DESCRIÇÃO |
---|---|
ID_MODELO_BASE_CONHECIMENTO |
Modelo de documento utilizado pelo eDoc para geração de Bases de Conhecimento. |
ID_MODELO_INTERNO_BASE_CONHECIMENTO |
Modelo de documento utilizado pelo editor web para geração de Bases de Conhecimento. |
ID_SERIE_EMAIL |
ID do tipo de documento e-mail (valor serie.id_serie correspondente). |
ID_UNIDADE_TESTE |
Identificador da unidade de teste do sistema (unidade.id_unidade). Essa unidade deve existir pois é utilizada temporariamente em algumas chamadas de WebServices. |
SEI_EMAIL_ADMINISTRADOR |
Endereço para envio de e-mails informando erro em agendamentos de tarefas do sistema (mais de um e-mail pode ser informado utilizando vírgula como separador). |
SEI_EMAIL_SISTEMA |
Endereço de e-mail utilizado para mensagens enviadas pelo sistema. |
SEI_HABILITAR_ASSINATURA_DOCUMENTO_EXTERNO |
0 - desabilitado<br>1 - habilitado somente para unidades de protocolo |
SEI_HABILITAR_GRAU_SIGILO |
0 - desabilitado<br>1 - opcional<br>2 - obrigatório |
SEI_HABILITAR_HIPOTESE_LEGAL |
0 - desabilitado<br>1 - opcional<br>2 - obrigatório |
SEI_HABILITAR_MOVER_DOCUMENTO |
0 - desabilitado<br>1 - habilitado somente para unidades de protocolo<br>2 - habilitado para todos os usuários |
SEI_HABILITAR_NUMERO_PROCESSO_INFORMADO |
Ao gerar um processo exibe um campo para digitação do número e da data de autuação do processo:<br>0 - desabilitado<br>1 - habilitado somente para unidades de protocolo<br>2 - habilitado para todos os usuários |
SEI_HABILITAR_VALIDACAO_CPF_CERTIFICADO_DIGITAL |
0 - desabilitado<br>1 - habilitado (o CPF do certificado deverá ser igual ao do usuário assinante) |
SEI_HABILITAR_VALIDACAO_EXTENSAO_ARQUIVOS |
Valor do campo “sistema.id_sistema” referente ao sistema SEI na base de dados do SIP. |
SEI_MASCARA_NUMERO_PROCESSO_INFORMADO |
|
SEI_MSG_AVISO_CADASTRO_USUARIO_EXTERNO |
Exibe um aviso para os usuários externos antes de efetuarem o cadastro no sistema. Se este campo estiver vazio nenhuma mensagem será apresentada e o usuário será direcionado diretamente para o formulário de cadastro. |
SEI_NUM_FATOR_DOWNLOAD_AUTOMATICO |
Opcional. Permite limitar o download automático de arquivos externos de acordo com a velocidade de transferência de dados do usuário. Se a velocidade do usuário for 150kb/s e o fator for configurado com 5 então para arquivos maior que a definida 750kb (150 x 5) será exibido um link para o usuário ao invés de iniciar automaticamente o download. As velocidades de transferência dos usuários podem ser consultadas pelo menu “Infra” e clicando em “Velocidades de Transferência de Dados”.<br>Obs.: a velocidade somente será atualizada quando o usuário visualizar um documento externo maior que 256kb. |
SEI_NUM_MAX_DOCS_PASTA |
Informa o número de documentos para agrupamento em pastas na árvore de processo (deixar vazio para não realizar agrupamento). |
SEI_SUFIXO_EMAIL |
Sufixo adicionado em e-mails enviados pelo sistema corresponde ao valor da variável “sufixo_email”. |
SEI_TAM_MB_ANEXO_EMAIL |
10 (valor em Mb) deve refletir o valor configurado no servidor de e-mail da instituição. |
SEI_TAM_MB_DOC_EXTERNO |
Parâmetro responsável pela definição do tamanho máximo do upload de arquivos para documentos externos. 200 (valor em Mb) é necessário também configurar no php.ini as variáveis “post_max_size” 256M e “upload_max_filesize” 200M. |
SEI_VERSAO |
Indica a versão instalada do sistema. |
SEI_WS_NUM_MAX_DOCS |
|
Manutenção de Parâmetros#
O usuário com os perfis “Administrador” e “Informática” pode realizar as seguintes ações de manutenção na funcionalidade “Parâmetros”: inclusão, alteração e exclusão de parâmetro.
A tela dessa funcionalidade é apresentada da seguinte maneira:

Inclusão de Novo Parâmetro#
É possível cadastrar novos parâmetros e com a inclusão de módulos no sistema geralmente novos parâmetros são adicionados à lista. Por exemplo: o parâmetro “VERSAO_MODULO_PEN” contém a versão do módulo do barramento de serviços do PEN.
A tela de cadastro de um parâmetro é composta pelos campos “Nome” e “Valor”. Ressalta-se que apenas o campo “Nome” é de preenchimento obrigatório.
A imagem a seguir apresenta a disposição dos campos descritos.

Vamos reforçar nosso aprendizado sobre a funcionalidade ensinada com o vídeo a seguir
Clique [aqui] para ver o vídeo.
Alteração de Parâmetro#
No SEI é possível alterar parâmetros cadastrados anteriormente, porém apenas o conteúdo informado no campo “Nome” pode ser alterado.
A imagem a seguir apresenta a tela “Alterar Parâmetro”.

Exclusão de Parâmetro#
A ação “Excluir Parâmetro” pode ser realizada de duas maneiras:
A primeira maneira é localizar o parâmetro que se deseja excluir e clicar em “Excluir Parâmetro” localizado na coluna “Ações” à direita da tabela.
A segunda maneira é selecionar as checkboxes dos parâmetros que serão excluídos e em seguida clicar no botão “Excluir” localizado no menu superior à direita da tela.
Depois disso, aparece uma mensagem de confirmação da exclusão conforme imagem a seguir:
