Iniciando Operações#

Acesso ao Sistema#

Para acessar o SEI, o usuário deve utilizar um navegador de internet para acessar a URL fornecida pelo órgão ao qual está vinculado, informar seu login, senha e – no caso de instalações multiórgão – o órgão ao qual está vinculado.

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Autenticação em dois fatores#

Para habilitar a Autenticação em dois fatores, é necessário acessar a tela de login do SEI, preencher o campo Usuário, inserir a Senha e clicar sobre a opção Autenticação em dois fatores.

Nota

O usuário poderá, se desejar, habilitar a Autenticação em dois fatores para efetuar o login no sistema. A disponibilização desse recurso é um dos itens que evidenciam a preocupação com a segurança do sistema e das informações registradas. Com essa possibilidade, o usuário poderá adicionar uma camada extra de segurança aos seus dados de acesso, uma vez que essa sistemática associa um dado que o usuário conhece (a sua senha) a um recurso que possui em mãos (o seu smartphone).

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Na tela seguinte, será exibido um link com todas as informações para a habilitação do recurso. O usuário deverá ler as instruções e, em seguida, clicar no botão Prosseguir.

Para continuar, é necessário ter, em seu dispositivo móvel, um aplicativo destinado a autenticação em duas etapas. O *Google Authenticator* e o *Microsoft Authenticator* são exemplos de apps que podem ser utilizados para esta finalidade.

Após esse procedimento, abra o aplicativo e acesse a opção para leitura de QR Code.

Nota

Recomenda-se informar um e-mail pessoal, que não esteja associado à sua Instituição. É imprescindível que a senha de acesso a esse e-mail seja diferente da senha de acesso ao SEI.

Faça a leitura da imagem, insira seu e-mail pessoal e clique em Enviar.

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Ao clicar sobre o botão ACESSAR, o sistema emitirá uma mensagem informando o envio de um e-mail para habilitação do recurso, com validade de até 60 minutos para a conclusão da solicitação.

Para ativar a Autenticação em dois fatores, o usuário deve acessar o e-mail e clicar sobre o link (ou copiar o endereço eletrônico da mensagem e colar no navegador).

Para acessar o sistema, insira o usuário e a senha na tela inicial. Depois, clique em ACESSAR.

A tela seguinte exigirá o código de acesso gerado pelo aplicativo. Portanto, consulte o código exibido no app e digite-o no campo apropriado do sistema. Em seguida, clique em Validar.

Para dispositivos utilizados com frequência, o SEI disponibiliza a opção “Não usar o 2FA neste dispositivo e navegador”. Se essa opção for marcada, o código de acesso não será solicitado novamente no mesmo dispositivo e navegador. Porém, se for realizada a limpeza de cookies do navegador, o código de acesso voltará a ser solicitado.

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A desativação da Autenticação em dois fatores também poderá ser feita por meio dessa tela. Ao clicar sobre o botão Desativar 2FA, o sistema enviará um link para o e-mail cadastrado, para confirmar a operação. Acessando o e-mail e clicando no link, o recurso será desabilitado e o usuário voltará a efetuar o acesso somente com usuário e senha.

Saiba Mais

Caso o usuário tenha utilizado a Autenticação em dois fatores e, por qualquer motivo, tenha efetuado a desabilitação do recurso ou perdido o prazo para sua ativação, será necessário, para efetuar uma nova tentativa, verificar se essa conta permanece registrada no aplicativo. Em caso afirmativo, será preciso excluí-la antes de efetuar a leitura do novo QR Code.

Barra de Ferramentas#

No topo da página está localizada a barra de ferramentas do sistema.

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As funcionalidades disponíveis são:

Ícones Disponíveis

Descrição

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Exibir/ocultar: permite ocultar e exibir o menu principal.

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Pesquisa: possibilita uma busca rápida a processos ou documentos.

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Caixa de seleção de unidade: informa ao usuário qual unidade ele está acessando e possibilita navegar pelas unidades nas quais tenha permissão.

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Controle de processos: permite ao usuário voltar à tela principal do sistema.

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Novidades: possibilita visualizar as novidades publicadas pela administração do sistema, também exibidas em forma de pop-up ao se acessar o sistema.

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Usuário: identifica o usuário que está acessando o sistema.

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Configurações do sistema: permite que o usuário altere o esquema de cores do sistema.

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Sair do sistema: permite ao usuário sair com segurança do sistema.

Tela de Controle de Processos#

Ao acessar o sistema, o usuário será direcionado para a tela Controle de Processos. Essa tela apresenta os processos abertos na unidade (recebidos e gerados) e disponibiliza diversas funcionalidades por meio da Barra de Ferramentas, do Menu Principal (ambos abordados em capítulos anteriores), e da Barra de Ícones.

Além disso, a tela de controle de processos apresenta filtros que permitem diferentes formas de visualização dos processos da Unidade.

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Nessa tela é possível realizar operações com processos em lote. Para isso, é necessário clicar na caixa de seleção ao lado do número de cada processo e selecionar o ícone da operação desejada, conforme a necessidade.

Abaixo, estão descritas as diversas funcionalidades da barra de ícones. O passo a passo para o uso de cada uma dessas funcionalidades será apresentado mais à frente.

Ícones

Descrição

enviar_processo

Enviar processo: permite tramitar processo(s) para outra unidade. Conclui o processo na unidade remetente, a menos que, no momento do envio, o usuário assinale a opção “Manter o processo aberto na unidade atual”. Se concluído, o processo desaparecerá da tela “Controle de Processos”, mas poderá ser recuperado na Pesquisa ou Acompanhamento Especial (quando assinalado).

atualizar_andamento

Atualizar andamento: permite incluir uma informação ou despacho de andamento ao(s) processo(s) selecionado(s).

Atribuição_de_processos

Atribuição de processos: permite distribuir processos entre os usuários da unidade, atribuindo-lhes responsabilidade. Essa informação não fica disponível para outras unidades que, eventualmente, consultarem o processo.

Incluir_em_bloco

Incluir em bloco: utilizado para organizar os processos dentro do sistema, incluindo-os em Bloco Interno ou Bloco de Reunião.

Sobrestar_processo

Sobrestar processo: utilizado quando o processo precisa aguardar alguma providência antes de ter prosseguimento, mantendo-se suspenso temporariamente na unidade.

Concluir_processo_nesta_unidade

Concluir processo nesta unidade: permite finalizar o processo na unidade em que o usuário que está acessando o sistema. O processo desaparecerá da tela “Controle de Processos”, mas poderá ser recuperado na Pesquisa ou Acompanhamento Especial quando tiver sido previamente incluído em acompanhamento).

Anotações

Anotações: permite inserir informações adicionais que não devem constar dos autos do processo. Utilizado geralmente para orientações internas de trabalho da equipe. Essas informações não ficam disponíveis para outras unidades que, eventualmente, consultarem o processo.

Acompanhamento_especial

Acompanhamento especial: possibilita ao usuário acompanhar o andamento do processo, mesmo que ele esteja tramitando em outra unidade, sem a necessidade de mantê-lo aberto em sua unidade.

Incluir_documento

Incluir documento: permite incluir novo documento no(s) processo(s) selecionado(s).

Gerenciar_marcador

Gerenciar marcador: permite que a unidade crie e gerencie marcadores para os processos sob sua gestão. Utilizado para organização interna da equipe de trabalho. Essas informações não ficam disponíveis para unidades que, eventualmente, consultarem o processo.

Controle_de_Prazos

Controle de Prazos: ferramenta utilizada para administração de prazos dentro da unidade. É uma funcionalidade de organização interna, dessa forma, outras unidades não terão acesso ao Controle de Prazos da unidade.

Os Filtros disponíveis na tela Controle de Processos, que ficam logo abaixo da Barra de Ícones, permitem diversas visualizações dos processos. Veja a explicação de cada opção a seguir:

Ícones

Descrição

Visualização detalhada

Possibilita uma visualização mais detalhada dos processos na tela. O usuário poderá configurar essa opção clicando no link “Visualização detalhada” e, em seguida, no link “Configurar nível de detalhe”.

Configurar nível de detalhe

Esse link surge quando o usuário clica em “Visualização detalhada”. Ele permite a configuração do nível de detalhe a ser exibido em tela. O usuário poderá selecionar uma das seguintes opções a serem apresentadas na tela: Atribuição, Anotação, Tipo de processo, Especificação, Interessados, Observação, Controle de Prazo, Para Devolver, Aguardando Retorno, Última Movimentação na Unidade e Marcadores.

Ver processos atribuídos a mim

Aplica filtro para que sejam mostrados, na tela Controle de Processos, apenas os processos atribuídos ao usuário que está acessando o sistema.

Ver por marcadores

Exibe os Marcadores utilizados na unidade e a quantidade de processos em cada Marcador. Para acessar os processos, basta clicar no número correspondente à quantidade de cada Marcador, na coluna Processos.

Ver por tipo de processo

Exibe os tipos de processos abertos na unidade e a quantidade de processos de cada tipo. Para acessar os processos, basta clicar no número correspondente à quantidade de cada tipo, na coluna Processos.

Os símbolos e orientações visuais apresentados na tela Controle de Processos auxiliam na identificação da situação dos processos. Veja a descrição de cada um deles a seguir:

Ícones/Simbologias

Descrição

Login_entre_parenteses

Login entre parênteses: indica o usuário a quem o processo foi atribuído na unidade.

Processo_numero_preto

Processo com número em preto: indica que já foi acessado por algum usuário da unidade.

Processo_núumero_vermelho

Processo com número em vermelho: indica que ainda não foi acessado.

Processo_fundo_preto

Processo com fundo preto: Indica processo sigiloso já acessado por alguém da unidade. Só pode ser visto por usuários com credencial de acesso ao processo sigiloso.

Processo_fundo_vermelho

Processo com fundo vermelho: indica processo sigiloso que ainda não foi acessado.

Processo_fundo_azul

Processo com fundo azul: indica que o processo sigiloso foi acessado e/ou que sofreu alguma ação realizada pelo usuário no login/sessão atual.

retorno_laranja

Indica que o processo recebido pela unidade tem prazo de Retorno Programado a vencer.

retorno_vermelho

Indica que o processo recebido pela unidade está com prazo de Retorno Programado expirado (atrasado).

retorno_azul

Indica que o processo recebido pela unidade com prazo de Retorno Programado teve a devolução cumprida.

ampulheta_laranja

Indica que o processo enviado pela unidade com Retorno Programado está aguardando retorno de outra unidade.

ampulheta_azul

Indica que o processo enviado pela unidade com Retorno Programado teve o retorno cumprido.

ampulheta_vermelha

Indica que o processo enviado pela unidade com Retorno Programado está com o prazo de devolução expirado (atrasado).

alerta

Indica que um documento foi incluído ou assinado no processo.

anotacoes

Indica a existência de uma Anotação simples.

anotocoes_vermelho

Indica a existência de uma Anotação com prioridade.

marcador

Indica que o processo possui um marcador.

ponto_controle

Indica que o processo possui um Ponto de Controle.

controle_prazo_laranja

Indica que o processo possui um Controle de Prazo a vencer.

controle_prazo_azul

Indica que o processo possui um Controle de Prazo concluído.

controle_prazo_vermelho

Indica que o processo possui um Controle de Prazo vencido (atrasado).

Tela do Processo#

Ao clicar sobre um número de processo, na tela Controle de Processos, o usuário será direcionado a uma nova tela, onde poderá visualizar seu conteúdo.

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O lado esquerdo da tela mostra o número do processo e a relação de documentos organizados por ordem de produção – é a chamada “Árvore do Processo”. Logo abaixo, é apresentada a funcionalidade “Consultar Andamento” e, em seguida, são mostrados os Processos Relacionados, quando houver.

À direita da tela são exibidos os ícones de operações possíveis para o processo e, logo abaixo, as unidades nas quais o processo está aberto.

Alguns desses ícones são os mesmos apresentados na tela Controle de Processos, já detalhados no tópico anterior. As demais funcionalidades são as seguintes:

Ícone

Descrição

Iniciar_processo_relacionado

Iniciar processo relacionado: permite iniciar um novo processo relacionado ao processo em que o usuário está trabalhando no momento.

Consultar_Alterar_processo

Consultar/Alterar processo: permite consultar ou alterar os dados de cadastro do processo (descrição, interessados, destinatário, nível de acesso), com exceção da data de autuação e do NUP.

Ciencia

Ciência: permite que as unidades registrem ciência do processo, dispensando a necessidade de se produzir um novo documento para esse fim.

Favoritos

Favoritos: Permite salvar o processo selecionado como “favorito”, podendo-se incluí-lo em grupos de favoritos, a critério da unidade. Os processos favoritos podem ser acessados a partir da opção “Favoritos” no menu Principal.

Duplicar_processo

Duplicar processo: permite duplicar os documentos integrantes de um processo, gerando um novo processo.

Enviar_correspondência_eletronica

Enviar correspondência eletrônica: permite enviar e-mail relacionado ao processo, com ou sem anexos.

Relacionamentos_do_processo

Relacionamentos do processo: permite vincular virtualmente um processo a outro, mantendo os andamentos de forma independente.

Ordenar_arvore_do_processo

Ordenar árvore do processo: permite que o usuário altere a ordem dos documentos de um processo conforme a necessidade.

Gerenciar_disponibilizacoes_de_acesso_externo

Gerenciar disponibilizações de acesso externo: utilizado para liberar acesso ao conteúdo do processo para um usuário externo. Envia e-mail com link que dará acesso aos documentos do processo.

Anexar_processo

Anexar processo: permite anexar um processo a outro. Essa ação não pode ser desfeita.

Gerar_arquivo_PDF_do_processo

Gerar arquivo PDF do processo: permite gerar um arquivo do processo no formato PDF. O usuário pode escolher quais documentos deseja incluir no arquivo.

Gerar_arquivo_ZIP_do_processo

Gerar arquivo ZIP do processo: permite gerar um arquivo do processo no formato ZIP. O usuário pode escolher quais documentos deseja incluir no arquivo.

Comentarios

Comentários: permite a inclusão de comentários em processos e/ou documentos.

Controle_de_Processos

Controle de Processos: permite que o usuário acesse a tela de controle de processos.

Pesquisar_no_Processo

Pesquisar no Processo: Permite que o usuário realize pesquisas avançadas sobre processos e documentos.

Árvore de Processos#

Todos os documentos do processo são organizados por ordem de inclusão, na vertical, em um modo de visualização denominado “Árvore de Documentos do Processo”.

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Processos que, por sua natureza, comportem grande volume de documentos apresentam seus conteúdos aglutinados em pastas, de modo que sempre fiquem visíveis os últimos documentos inseridos. Essa aglutinação não pode ser confundida com “Volume de Processo”, que é típico de processos em suporte físico, não existente em processo eletrônico.

O SEI traz facilidades para cópia do Número Único de Protocolo (NUP). Para isso, deve-se clicar no ícone ao lado do número do processo.

Será possível copiar o número do processo, o número do processo acompanhado do seu assunto ou o seu link de acesso.

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Tela do Documento#

Ao clicar sobre um documento na árvore do processo, ele recebe uma marcação em azul enfatizando o item selecionado.

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À direita, são mostrados todos os ícones de operações possíveis para documentos e, logo abaixo, é apresentado o corpo do documento.

Alguns desses ícones são os mesmos apresentados na tela do processo, já detalhados no tópico anterior. As demais funcionalidades disponíveis são as seguintes:

Ícone

Descrição

Consultar_Alterar_documento

Consultar/Alterar documento: permite consultar ou alterar os dados de cadastro do documento (descrição, interessados, destinatário, nível de acesso), com exceção da data de produção e do número do documento.

Adicionar_aos_favoritos

Adicionar aos favoritos: permite que o usuário defina o documento como modelo, aproveitando seu formato e conteúdo na produção de novos documentos.

Imprimir_web

Imprimir web: permite imprimir um documento. Essa funcionalidade está disponível apenas para documentos produzidos no editor de texto do sistema.

Consultar_assinaturas

Consultar assinaturas: permite consultar as assinaturas de autenticação efetuadas no documento externo digitalizado e inserido no SEI.

Da mesma forma que ocorre com o número do processo, o SEI tem funcionalidade que permite a geração de cópia do número do documento, para acessá-la clique no ícone ao lado do documento.

Será possível copiar o número do documento, o número do documento acompanhado do seu título ou o seu link de acesso.

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