Usuários Externos#
No SEI, basicamente temos dois tipos de Usuários:
Usuários Internos: servidores do Órgão com perfis e unidades liberados para acesso;
Usuários Externos: usuários clientes do Órgão. Normalmente são fornecedores que precisam assinar contratos eletronicamente ou advogados de partes interessadas nos processos que tramitam no Órgão.
Nota
Os processos que os usuários externos podem acessar têm natureza restrita e, por isso, é necessário realizar um cadastro prévio por meio do campo “Usuário Externo” no site do órgão. Além disso, o órgão deve alinhar internamente como será o processo de liberação de acesso.
Assim, cada órgão delimita os pré-requisitos para a liberação do cadastro realizado pelo usuário.
Liberação de Acesso#
O candidato a Usuário Externo primeiramente envia o formulário de cadastro para o Órgão que realiza a conferência dos pré-requisitos.
Após a conferência dos pré-requisitos, o usuário com perfil “Administrador” deve acompanhar o caminho descrito a seguir:
No Menu Principal, acessar a opção “Administração”;
Acessar a opção “Usuários Externos”;
Selecionar em “Listar”;
O Usuário Administrador estará na tela de listagem dos Usuários Externos.
Inserir um dos dados disponíveis e clicar no botão “Pesquisar”;
Note que o Usuário Externo irá aparecer, com a informação “S” na coluna “Pendente”:
Na coluna “Ações” clique em “Alterar Usuário Externo”;
A tela “Alterar Usuário Externo” irá aparecer.
No quadro “Situação” altere a opção “Pendente” para “Liberado”;
Clique em Salvar.
Pronto. O Usuário Externo já pode acessar o ambiente de usuário externo.
Nota
Usuários com perfil “Básico” possuem permissão para liberar processos restritos a usuários externos previamente. Dessa forma, é necessário selecionar os servidores que terão essa função com bastante cuidado.
Alteração Cadastral do Usuário Externo#
A alteração cadastral do Usuário Externo também está disponível para o Administrador.
Para Alterar os dados de um Usuário Externo, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar a opção “Administração”;
Acessar a opção “Usuários Externos”;
Selecionar em “Listar”;
A lista de Usuários Externos será exibida.
Na coluna “Ações” clique em “Alterar Usuário Externo”;
A tela “Alterar Usuário Externo” será exibida:
Alterar os campos necessários;
Clicar em Salvar.
Pronto. Os dados do Usuário Externo foram alterados.
Bloqueio de Acesso - Desativar#
Caso haja a necessidade de se bloquear um usuário externo, existem duas opções disponíveis: desativar e excluir. Os seguintes passos são para desativar.
É preciso informar que a ação de “Desativar” é um recurso reversível, ao contrário do “Excluir”. Essa reversão acontece usando a ação “Reativar”, que será detalhada em seguida.
Para Desativar um Usuário Externo, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar a opção “Administração”;
Acessar a opção “Usuários Externos”;
Selecionar em “Listar”;
A lista de Usuários Externos será exibida.
Localizar o Usuário Externo e clicar em “Desativar”;
Confirmar a ação de desativação do Usuário Externo.
Pronto, o Usuário Externo foi desativado.
Bloqueio de Acesso - Reativar#
Após a Desativação de um Usuário Externo, é possível reverter a situação, com o comando “Reativar”.
Para reativar um Usuário Externo desativado, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar a opção “Administração”;
Acessar a opção “Usuários Externos”;
Clicar em “Reativar”;
A lista de Usuários Externos desativados será exibida.
Localizar o Usuário Externo Desativado a ser reativado e clicar em “Reativar”;
Confirmar a ação de reativação do Usuário Externo.
Pronto, o Usuário Externo foi reativado.
Bloqueio de Acesso - Excluir#
Ressalta-se que não poderão ser excluídos os usuários externos que já tiveram processos liberados no sistema. Nesse caso, só é permitido desativar o usuário e, dessa forma, ele não poderá mais acessar o ambiente de usuário externo. Isso deverá ocorrer caso, por exemplo, um advogado perca a procuração de determinada empresa para acompanhar seus processos. Se esse advogado mudar de escritório, deve realizar um novo cadastro no sistema. Isso porque se apenas for alterado o e-mail do usuário, ele continuará acessando os processos que tinha acesso antes.
Para excluir um Usuário Externo, deve-se seguir os seguintes passos:
No Menu Principal, acessar a opção “Administração”;
Acessar a opção “Usuários Externos”;
Selecionar em “Listar”;
A lista de Usuários Externos será exibida.
Localizar o Usuário Externo e clicar em “Excluir”;
Confirmar a ação de exclusão do Usuário Externo.
Pronto, o Usuário Externo foi excluído.